Floculação a quente

FLOCULAÇÃO: tratamento térmico que muda a estrutura química do amido, tornando-o mais acessível para o animal. A floculação incorpora água ao grão, fazendo com que o amido amoleça (gelatinize) e seja facilmente degradado pelas bactérias ruminais. Por ser cara, a floculação é indicada para grandes confinamentos, que trabalham com altas quantidades de milho na dieta. O flóculo deve ser oferecido “fresco” (máximo 24 horas), se não volta ao estado original (reacomodação das moléculas).

Depois de peneirado, o milho é jogado dentro da câmara de vapor, onde permanece durante 30 minutos sob temperatura mínima de 96ºC. O tempo de vaporização é regulado pela barra de alimentação de grãos. Pequenas mudanças nessa barra alteram drasticamente a aparência do flóculo, pois mudam o tempo de vaporização. Após o cozimento, faz-se a prensagem dos grãos por meio de rolos metálicos, que os transformam em finas placas, quebrando a matriz protéica que envolve seus grânulos do amido. Uma boa calibragem dos rolos por meio da mola de pressão é fundamental para se obter flóculos na densidade correta.

O grão floculado é tratado com vapor por 30 a 60 minutos em uma câmara vertical de vaporização. Este tratamento eleva a umidade do grão para algo em torno de 18 a 20%. Então, o material é laminado através da passagem em rolos.

Mais informações

Contato / Orçamento