FLOCULAÇÃO A FRIO

O processo de Floculação a Frio tem por objetivo a utilização de grãos secos reidratados e laminados na alimentação animal, seja para consumo imediato face as características adquiridas ou na produção de silagem de grãos úmidos, já que readquirem condições similares aos produzidos naturalmente em colheita precoce.

A Floculação dos grãos a frio aumenta consideravelmente a digestibilidade e absorção dos nutrientes por parte dos animais em face da expansão do amido pelo processo de reidratação e a ruptura das camadas envolventes do grão.

Com a reidratação e o incremento da umidade ocorre a expansão do amido tornando o material apropriado para produção de “silagem de grãos úmidos”, processo que resultará na gelatinização irreversível do amido e considerável melhora na digestibilidade.

O processo é realizado pela fragmentação dos grãos por compressão dos rolos estriados do Moinho Laminador (ruptura das camadas envolventes), em partículas de tamanho ideal para a digestibilidade bovina.

Os grãos Laminados são imediatamente transferidos ao Tanque Reidratador onde absorvem a umidade ideal que gelatiniza o amigo contido, ficando assim disponíveis para Consumo Imediato ou Silagem de Grãos Úmidos.

LITERATURA:

Mais informações

Contato / Orçamento